MST/BA

Marcadores:


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado da Bahia inicia sua trajetória de lutas na noite do dia 06 de setembro de 1987. Nesta noite 350 famílias advindas dos municípios de Alcobaça, Teixeiras de Freitas, Prado, Itanhém e Itamaraju (Extremo Sul baiano) ocuparam a fazenda 4045, localizada em Alcobaça. Desta forma, no dia 07 de setembro estava consolidada a primeira ocupação de terra que fez nascer a luta do MST na Bahia.

Com o tempo o Movimento foi crescendo e nossa organicidade fez com que várias desapropriações sejam feitas, garantindo melhorias de vida a muitas famílias.

Hoje se passaram 25 anos e o MST está organizado em 09 Regionais e 31 Brigadas aonde encontramos: 132 Assentamentos com 10.485 famílias e 212 Acampamentos com um total de 23.807 acampados. A organização do MST possibilitou que sua atuação chegue a 141 municípios da Bahia. 

Nossos Objetivos

Desde nossa fundação, o Movimento Sem Terra se organiza em torno de três objetivos principais: lutar pela terra; lutar por Reforma Agrária; Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna;

Nossas Bandeiras de Luta

Durante o período de atuação do MST, consolidamos algumas bandeiras de luta que demonstram as áreas de nossa atuação que vai muito além da conquista da terra.

Lutamos por:
Reforma Agrária;
Cultura;
Combate a Violência Sexista;
Democratização dos meios de comunicação;
Saúde pública;
Educação do Campo;
Diversidade Étnica;
Soberania alimentar;